Nova Iguaçu lançou na noite desta quinta-feira (31), o Festival da Cultura Nordestina que vai oferecer 50 apresentações artísticas gratuitas exaltando a cultura do Nordeste na cidade. O evento no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro de Nova Iguaçu, reuniu dezenas de personalidades, participantes e público em geral, para conhecer as temáticas do evento e assistir a apresentação de dois grupos representativos não só do município, como da cultura em geral nas vertentes do forró, no caso, o grupo Pimenta do Reino, e do afro, através do Afoxé Maxambomba. De 15 de novembro a 15 de dezembro, o município recebe 50 atrações artísticas gratuitas em sete locais, destacando a música, a dança, a literatura, a gastronomia e o artesanato da Região Nordeste do País. Haverá atrações de forró, xote, xaxado, axé, baião, maracatu, quadrilha junina, coco, afoxé, cantiga, repente e samba de roda com artistas locais. O Festival da Cultura Nordestina em Nova Iguaçu é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura. O Festival tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da UFRRJ e do TopShopping.
O palco do Teatro Sylvio Monteiro, no interior do Complexo Cultural, e a área externa, foram decorados com diversos elementos da cultura nordestina como varais de livretos de cordel, manequins com figurinos nordestinos em tamanho natural, vitrola tocando as músicas típicas, além de diversos outros elementos decorativos como as quartinhas (garrafas de barro). Na ocasião, também foi lançado o Guia Completo do Festival que pode ser visualizado AQUI. O exemplar físico será distribuído nos dias do evento.
A motivação do Festival surgiu a partir da criação do Inventário de Cultura Nordestina feito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu e seus desdobramentos como a edição pela Fenig do livro DNA Nordestino em Nova Iguaçu e a realização do evento do Dia do Forró em 2022, no campus Nova Iguaçu da UFRRJ.
Os artistas participantes se inscreveram através de edital de chamamento público. O Festival visa fomentar políticas públicas para a arte e a cultura em Nova Iguaçu, através de ações descentralizadas nos diversos bairros do município. Além da remuneração para esses profissionais, o Festival gera trabalho e renda também para os trabalhadores da Economia Criativa como técnicos de som, luz, palco e eletricistas, e mais os artesãos e os profissionais da gastronomia que estarão envolvidos nas apresentações. Haverá ainda atrações especiais voltadas para o público infantil como oficinas de artesanato e pintura e de confecção de cordéis.
Os palcos estarão montados no TopShopping, no Centro do município; a Praça Vila Labellarte, em Vila de Cava; a Praça São Jorge, na Posse; a Praça do Jardim Tropical; a Praça Lindenberg, em Miguel Couto; a Praça de Tinguá; e a Praça Adenir Silva – Deni (antiga praça Vitória), no bairro da Luz.
Programação completa do Festival de Cultura Nordestina em Nova Iguaçu:
Todas as atrações são gratuitas
15 de novembro – 14h – TopShopping
Wallace Lopes
Serginho de Abreu
Jullie Nóbrega
Cida Santana
Pedro Lima – Cantando o nordeste
16 de novembro – 14h – TopShopping
Folgueteando
Cevisa Harmonia – Cordializando Canções
Rabicho Só canta o Nordeste Brasileiro
Robson Sosa e Grupo Sosa S.A.
Pimenta do Reino
17 de novembro – 14h – TopShopping
Cantigas na Coxia
Trio Baião Lunar
Viola de Cocho
Arrebol canta os grandes mestres do forró
Canscandã
23 de novembro – 17h – Praça Vila Labellarte – Vila de Cava
Arrasta Pé do Sax
Ivan Macedo Show
Forró Gallaxy
Som do Nordeste com Cassiano Beija-flor e Banda
Show Energia do Forró
29 de novembro – 17h30 – Praça São Jorge – Posse
Orin – Pé no Chão
Trio Xamego Delas
Show Energia do Forró
Asa Branca – Estopim
30 de novembro – 17h – Praça do Jardim Tropical
De um Repente
Edu Dias Canta Os Três Gigantes do Nordeste
Asa Branca – Estopim
Trio Baião Lunar
Trio Frigideira Som
06 de dezembro – 18h30 – Praça Lindenberg – Miguel Couto
Arrasta Pé do Sax
Forró Gallaxy
Forró Leila Dias e Cachorrão do Forró
Trio Pé de Serra – Alegria Nordestina
07 de dezembro – 16h – Praça Barão de Tinguá – Tinguá
As Panambis de Cultura Popular
Ivan Macedo Show
Orin – Pé no Chão
Forró Leila Dias e Cachorrão do Forró
14 de dezembro – 16h – Praça Adenir Silva – Deni (antiga Praça Vitória) – Bairro da Luz
De um Repente
Poesia em Trânsito – Intervenção Nordestina
Triolo
Rabicho Só canta o Nordeste Brasileiro (Maurílio Sal)
Arrebol canta os grandes mestres do forró
Junina Aurora Boreal
15 de dezembro – 16h – Praça Adenir Silva – Deni (antiga Praça Vitória) – Bairro da Luz
Cantigas na Coxia
Grupo Reboco – Nasci, Nascido: Música-Palavra
Trio Pé de Serra – Alegria Nordestina
Maracatu Tambores de Iguassú
Quadrilha Junina Corações Unidos Jr