Aos 88 anos, Nilton da Silva lança o seu primeiro livro. Em “Coisas da Vida Ainda em Papel”, ele coloca suas vivências como um legado, destacando experiências e os ciclos deste Odontologista e professor da área de Ortodontia, que lecionou por 16 anos na PUC, mas, que além da Ciência, também se dedicou às artes. Nesta sexta-feira (13), às 17h, ele recebe amigos, familiares e admiradores no Espaço do Cliente, no segundo piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, para autografar a obra de estreia, na Tarde de Autógrafos Livros para Voar, uma iniciativa do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Desde criança, sempre gostei de cantar, discursar, declamar e escrever, principalmente prosas e contos. Em 1945, com 10 anos, discursei na festa organizada em homenagem a um soldado, que voltou ileso da 2ª Guerra Mundial”, lembra Nilton, esse momento da História.
Nascido na Tijuca, no Rio de Janeiro, ele escolheu Nova Iguaçu para viver. Nilton também marca presença nas serestas tradicionais de Conservatória, distrito do município de Valença, onde é conhecido como o “Poeta de Nova Iguaçu”. A fama o levou também a importantes eventos literários e culturais da Baixada Fluminense. Um dos mais notáveis foi a participação dele, este ano, no livro ““Retrô-Visor” que celebrou os 5 anos do Coletivo dos Aleatórios com uma coletânea de contos. Nilton é autor do conto “Primeira Comunhão”.
Agora, com o livro de estreia, “Coisas da Vida Ainda em Papel”, Nilton segue o caminho literário com a agenda cheia. Além da Tarde de Autógrafos da Fenig, o autor estará na Felicon – I Feira Literária de Conservatória – nos dias 20 e 21 de setembro. Aos 88 anos, Nilton sabe que a experiência é uma grande aliada dos contistas.
A ação “Livros para Voar” promove Tardes de Autógrafos e também recebe doações e distribui livros. Com isso, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é democratizar a leitura e ampliar o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; Loja Caçula Nova Iguaçu e no Cras Terras de Marambaia.