Parceria Fenig-IBAP fortalece o Programa Municipal de Artesanato

Design sem nome (7)

A parceria da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) com o Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP-RJ), iniciada em fevereiro deste ano, já obteve resultados positivos para o fortalecimento do artesanato em Nova Iguaçu. Para começar, o conhecimento desses profissionais.

São 2.344 artesãs e artesãos cadastrados Programa Municipal de Artesanato. Desse total, 985 têm entre 30 e 59 anos de idade;  83 têm mais de 70 anos; e 101 jovens com menos de 30 anos estão entre os filiados, mostrando que o Artesanato é uma escolha de trabalho e geração de renda para aqueles que estão iniciando a vida profissional e empreendedora.

Artesanato Fenig 2024

No levantamento do IBAP-RJ cinco técnicas se destacam entre as mais praticadas entre os artesãos. Pela ordem: crochê, costura em geral, bordado, pintura e reciclagem. São 1.882 profissionais envolvidos com essas técnicas.

As 222 respostas ao questionário enviado pelo IBAP trouxeram informações importantes:

• 97% são mulheres;
  • 86% têm, pelo menos, o ensino médio completo;
  • 31% têm registro de MEI
  • 38% têm no artesanato sua principal fonte de renda;
  • Os dois principais canais de venda são rede de amigos e parentes e a internet

Outra atividade em andamento é o levantamento de informações sobre a história do artesanato em nosso município, tendo sido identificada a criação, no ano de 1977, da Feira Municipal do Artesanato, a primeira em Nova Iguaçu, aos domingos na Praça da Liberdade.

Tão importante quanto conhecer a história é investir no conhecimento e para isso a parceria prevê a realização de diversas oficinas até o final de agosto. As primeiras quatro turmas, com o tema “Técnicas de Comercialização de Produtos Artesanais”, aconteceram entre 27 de maio e 4 de junho, com a participação de 58 artesãs. A partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, foram abertas as inscrições para duas turmas uma pela manhã e outra à tarde, com o tema “Utilização Eficaz das Redes Sociais” que acontecerão dias 17 e 18 de junho no auditório da Fenig.

Uma atenção especial está sendo dedicada à loja Fenig Mais Top. O objetivo é aprimorar o modelo de gestão de modo a permitir resultados ainda melhores para artesãs e artesãos que ocupam aquele ponto de venda.

Para ampliar a divulgação das ações da parceria foi criado um canal no YouTube, cujo link é  https://www.youtube.com/@ProjetoArtesanatoIBAP-RJ. Acesse o canal, faça a inscrição e marque o sininho para receber as novidades.

As informações e dados de todas as atividades da parceria serão consolidadas em um E-book que ficará disponível no site da Fenig para que todo mundo possa conhecer melhor o artesanato iguaçuano.

Também estão sendo captadas diversas imagens e depoimentos que servirão de base para a criação de um vídeo institucional sobre o Artesanato Iguaçuano.

Por fim, no mês de setembro, todos os resultados serão apresentados em um grande evento de encerramento dessa jornada de conhecimento e aprimoramento das artesãs e dos artesãos do nosso município.

Com mais essa ação, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu dá um importante passo para fortalecer o Programa Municipal de Artesanato que, desde 2017, cresce em participação de profissionais qualificados e reconhecimento da excelência dos produtos e do atendimento na Cidade, no Estado e no País.