Márcia Suely Mendes Maia: talento na criação de bijuterias

Márcia Sueli é artesã de Nova Iguaçu, criadora de bijuterias. Ela participa das feiras da Fenig e é uma das coordenadoras da Feira Top de Artesanato, no TopShopping

Uma artesã atenta aos desejos dos seus clientes. Márcia Suely Mendes Maia é assim. Moradora do bairro Santa Eugênia, ela começou na profissão em 2007 com a pintura em tecido. Mas o empenho em aprender mais a levou a uma nova e definitiva descoberta: a criação de bijuterias. A irmã trabalhava com essa técnica há anos e deu à Márcia os primeiros passos. Logo, o interesse pelas tendências e o crescimento da moda de acessórios no mercado levou a artesã para essas criações. Ao ingressar no Programa Municipal de Artesanato, da Prefeitura de Nova Iguaçu, em 2019, tudo começou a fazer ainda mais sentido na vida de Márcia. O cadastramento na Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu deu à artesã uma carteirinha e o reconhecimento como profissional das mais respeitadas.

“Minha escolha em fazer bijuterias foi quando entrei para a Fenig. Ao passar a trabalhar nas feiras vi a necessidade de fazer uma escolha de nicho. Pintura ou bijuterias? Percebi que os dois nichos na mesma banca causavam uma confusão visual. Escolhi a bijuteria que é o que eu mais gosto de fazer. E também porque havia inúmeras técnicas dentro da mesma”, conta a artesã que trabalha com couro, miçangas, metal, resina, entre outros.

Márcia Maia captou logo as vantagens do produto que escolheu criar. “As bijuterias atingem um público que usa acessórios e gosta de presentear acessórios”, ela afirma. Esse conhecimento acumulado com a capacidade de observar e ouvir os desejos dos clientes ajudou muito na conquista de consumidores fiéis ao seu trabalho que agrega beleza, originalidade e qualidade nas peças.  

Além de gerar renda, o artesanato é mais que trabalho para Márcia Maia. “O artesanato me dá tranquilidade. Me transmite paz. É inexplicável. Hoje posso falar que me sustento com o que amo fazer. Ao me posicionar como artesã nas feiras da Fenig, alcancei uma realização profissional. Conheci pessoas que também foram colaboradores desse crescimento. Aprendi com as companheiras e os companheiros de trabalho e ainda fiz cursos que me prepararam ainda mais. Aprendi a montar um estande considerando técnicas de campo visual, por exemplo”, destaca a artesã.

Hoje, Márcia Maia e suas peças podem ser encontradas em feiras e eventos de sucesso como a Feira Top de Artesanato, quinzenal, no TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, em que é uma das coordenadoras, além de outros eventos e feiras importantes como o Bazar de Quintal; as Quatro Estações; a Meet Rio Trends, no TopShopping e no Shopping Barra World; além do Festival Celebra, no Shopping Nova Iguaçu; da Feira Iguassu, e da Feira Multicultural Tinguá na Praça.  

A vida de artesã é cheia de gratidão, mas também tem acontecimentos curiosos. Márcia conta que uma cliente foi na banca e comprou vários brincos e deixou os dois mais caros para o marido pagar depois. Deixou reservado e depois voltou com o esposo como se não tivesse passado lá antes.  O companheiro percebeu a “pegadinha” e falou: “Ela já comprou quantos?”. Márcia ficou sem voz com a saia justa da cliente. Mas tudo terminou muito bem. Ele pagou os brincos com prazer e deixou a esposa feliz. “Eu vi que temos que estar preparadas para todo tipo de situação. Nesse dia me pegou desprevenida”, conta Márcia.

Nesses oito anos como artesã cadastrada no Programa Municipal de Artesanato, Márcia Maia destaca a importância dessa ação para o desenvolvimento humano, educacional, social e econômico do seu trabalho. “A Fenig foi muito importante para meu crescimento. Me proporcionou campos de trabalho e cursos para uma melhora em meu atendimento. Foi um grande incentivo para eu aprimorar o meu conhecimento. Quando não tinha interesse em lidar com o mundo virtual e nada sabia, procurei aprender. A Fenig mostrou o caminho com cursos gratuitos e acreditou na minha capacidade. Aprendi também com meus colegas de trabalho. Aprendi a lidar com as situações da profissão. Estou sempre em busca do melhor para mim e para os meus colegas. A Fenig me deu uma família. Só tenho agradecer a essa família do artesanato o respeito e o carinho com que sou tratada”, finaliza Márcia Maia. 

Márcia Maia nas redes: Whatsapp: (21) 99346-8080; Instagram @ateliemarciasuelymaiaa; Facebook /marciasuelymendesmaiaa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email