Jovem é destaque na literatura infantil de Nova Iguaçu

A jovem escritora Ana Vitória Nicolau

Ana Vitória Nicolau despertou para a leitura e a escrita muito cedo. Aos 3 anos, ela já estava às voltas com os livrinhos. Com a alfabetização, a escrita foi se desenvolvendo e ela já está em sua segunda aventura literária. Hoje aos 10 anos, depois de lançar o livro “Tamires e a coelha que Deus lhe deu”, ela agora participou do projeto que resultou na publicação “Dança das letrinhas”, com um grupo de 26 autores organizado por Michelle Jennifer Marques Varela e Renata Felicio Maia. A jovem escritora vai autografar a publicação no Espaço do Cliente, segundo piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (18), às 16h, em mais uma ação do projeto Tarde de Autógrafos Livros para Voar do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Com 3 anos de idade, a Ana Vitória começou a se interessar por projetos de leitura na igreja Batista Luz e começamos a participar do projeto “Clube do Livro do Pilar”, aqui mesmo de Nova Iguaçu. As reuniões semanais levaram a Ana a criar histórias, uma delas resultou no primeiro livro “Tamires e a coelha que Deus lhe deu”, conta a mãe de Ana Vitória, a também escritora Ana Lúcia Nicolau.

Mãe e filha escritoras. Ana Lúcia Nicolau e Ana Vitória Nicolau

Ana Vitória dessa vez desenvolveu um texto sobre seu cachorrinho para “Dança das Letrinhas”. O texto “O totó da Ana Vitória” é uma declaração de amor dela aos animais. “As minhas maiores inspirações literárias são Ziraldo, com o seu “Menino Maluquinho” e Maurício de Souza, e sua “Turma da Mônica”. Eu admiro muito Anne Frank, pelo diário que ela escreveu, além disso, eu me dedico ao estudo bíblico”, conta Ana.

Mas, não é só a escrita que tem encantado a menina. Ela também está se dedicando à música. Ana já toca violino. E a Ciência também tem lugar no seu coração. Ela pretende trabalhar na área de Saúde.

Com tantos talentos e muito ainda a realizar, Ana Vitória conta com o grande apoio da família. A mãe Ana Lúcia destaca a importância dos bons exemplos que a filha recebe, a educação escolar e o incentivo para se dedicar às tarefas como pilares na criação da jovem, sempre com tempo para ser criança e desfrutar do lazer que uma vida feliz necessita.

Além da Tarde de Autógrafos, destacando talentos como Ana Vitória, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email