O Festival de Artes de Nova Iguaçu entra na penúltima semana com atrações gratuitas de cinema, artes plásticas e teatro. Essa terceira edição é dedicada à formação de plateias e ao público infanto-juvenil com 55 apresentações artísticas em espaços públicos e escolas do município. O Festival de Artes é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, em Austin, recebe nesta segunda-feira (27), a Mostra de Artes Visuais com a exibição do filme “Veio do Nordeste”, às 18h30. O curta de Daniel Guerra e Ingrid Lima, destaca as contribuições culturais e musicais de migrantes nordestinos em Nova Iguaçu. O cinema também é destaque na terça-feira (28), às 18h30, na Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu. Dessa vez é o esporte que ganha destaque no documentário “Mãos à Arte”, dirigido por Oscar Colombo e Paulo China. O filme retrata a prática do handebol no município de Nova Iguaçu, desde seu momento mais promissor, em meados dos anos de 1970, passando pelo auge nos anos seguintes, até chegar aos dias atuais, com a participação de jovens estudantes e atletas nos Jogos Estudantis da região.

Na quarta-feira (29), às 14 horas, a Escola Municipal Professora Enilsa Barros dos Santos Chiconelli, em Austin, apresenta o filme “Mães do Hip-Hop – 15 anos depois”, que revisita as vidas e a arte de cinco MC’s do Hip Hop: Dudu de Morro Agudo, Léo da XIII, Átomo, Lisa Castro e Kall, moradores de Nova Iguaçu. Uma jornada pelos afetos de mães e filhos. No mesmo dia, às 18h30, na Escola Municipal Walfredo da Silva Lessa, em Austin, as artes plásticas ganham destaque com a exposição “Arte em Movimento”, de Kamila Mendes. Conhecida artisticamente como Kart, a escultora investiga a tridimensionalidade como meio de expressão, explorando sentimentos, sentidos e a relação entre forma, espaço e materialidade.

O Teatro Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu recebe a apresentação da peça “Zimba”, da Companhia Ar Cênico, na quinta-feira (30), 18h30, com entrada gratuita. O espetáculo, dirigido por Humberto Assumpção, homenageia o grande teatrólogo polonês, Ziembinski, com um mergulho no delírio coletivo da criação artística. Segundo a sinopse da peça, no limiar entre a mesa de cirurgia e o palco, um paciente submetido à retirada de um tumor cerebral perde as fronteiras entre realidade, memória e delírio. Das névoas da anestesia, emerge uma transmutação inesperada: seu corpo agora abriga o espírito de Ziembinski, o lendário Zimba.
O 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu termina em 6 de novembro com performances de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música, cultura tradicional e dança que reforçam os múltiplos talentos da cidade. A programação da semana está AQUI.


