Festival da Cultura Nordestina começa no dia 15 de novembro

Festival da Cultura Nordestina em Nova Iguaçu

O Festival da Cultura Nordestina em Nova Iguaçu, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da UFRRJ e do TopShopping, terá 50 apresentações artísticas gratuitas em 7 locais da cidade destacando o ritmo, a dança, a literatura, a gastronomia e o artesanato da Região Nordeste do País. Haverá atrações de forró, xote, xaxado, axé, baião, maracatu, quadrilha junina, coco, afoxé, cantiga, repente e samba de roda. A motivação surgiu a partir da criação do Inventário de Cultura Nordestina feito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu e seus desdobramentos a partir da parceria com a Fenig.

O público terá acesso gratuito a todas as apresentações que vão acontecer a partir do dia 15 de novembro. Os locais serão o TopShopping, no Centro do município; a Praça Vila Labellarte, em Vila de Cava; a Praça São Jorge, na Posse; a Praça do Jardim Tropical; a Praça Lindenberg, em Miguel Couto; a Praça de Tinguá; e a Praça Adenir Silva – Deni (antiga praça Vitória, no bairro da Luz.

Para fomentar a cultura nordestina no município de Nova Iguaçu inúmeras medidas já foram tomadas como a primeira edição do Edital do Prêmio Literário Antônio Fraga, com a edição e publicação do livro DNA Nordestino em Nova Iguaçu, o credenciamento de artistas de cultura nordestina e retirante que a UFRRJ realizou em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, para trazer um resgate às raízes culturais e tradicionais da população iguaçuana através de um evento que cultue as tradições nordestinas desde sua temática até os artistas que participaram do chamamento. O projeto visa fomentar políticas públicas para a arte e a cultura na cidade através de ações descentralizadas nas URGs de Nova Iguaçu.