Considerando o protagonismo cultural e econômico exercido por Nova Iguaçu entre os municípios da Baixada Fluminense, ainda são percebidos certos desafios e obstáculos para o incremento da produção artística na cidade. Diante do exposto, esta proposta visa atender os princípios de direito de todos à arte e à cultura; ao direito à memória e às tradições; Além de descentralizar a implementação das políticas públicas de cultura; Conforme o PNC Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010.
A motivação da Proposta surge através da criação do Inventario de Cultura Nordestina feito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e seu desdobramento.
Para fomentar a cultura nordestina no município de Nova Iguaçu inúmeras medidas já foram tomadas como por exemplo o “Edital de Literatura Antônio Fraga”, com a edição e publicação do livro DNA Nordestino em Nova Iguaçu, o credenciamento de artistas de cultura nordestina e retirante que a Rural em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, afim de trazer um regate às raízes culturais e tradicionais da população iguaçuana através de um evento que cultue as tradições nordestinas desde sua temática até os artistas chamados. O projeto visa atingir e combater a problemática de carência de políticas públicas para arte e cultura na cidade através de ações descentralizadas nas URGs de Nova Iguaçu. Leia aqui o edital do Festival da Cultura Nordestina. Página 12.