Nova Iguaçu comemora nesta quarta-feira (15), seus 192 anos de riqueza histórica, ambiental, social, industrial, econômica e cultural. O Município de Iguassú foi criado no dia 15 de janeiro de 1833, com sua sede instalada às margens do Rio Iguassú, que serviu de inspiração para o seu nome. Ele surgiu a partir da Vila de Iguassú – uma localidade que desde o século XVIII era utilizada como pouso de tropeiros que faziam o Caminho de Terra Firme. Ainda em 1822, durante o Ciclo do Café, foi aberta a Estrada Real do Comércio, que em conexão com os portos de Iguassú, escoava a produção de cana-de-açúcar e do café plantado nas serras. O movimento foi tão expressivo que provocou a mudança do status de Vila para Município.
Em 1858, com a inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II, iniciou-se o crescimento do Arraial de Maxambomba. Por conta disso, foi realizada a transferência da sede do município para um novo centro econômico. Em 1916, Maxambomba passa a se chamar Nova Iguassú.
Para celebrar toda essa riqueza histórica e cultural a Prefeitura preparou uma extensa e variada programação. Na sede da administração municipal foram abertas as exposições “Personalidades Históricas Iguassuanas” e “Panoramas de Nova Iguaçu em 1932”, da coleção Arruda Negreiros. Cerca de 50 painéis com fotografias antigas que mostram um pouco da história da cidade.
No Complexo Cultural Mario Marques, a Casa de Cultura, foi aberta a exposição “Da Velha Iguassú à Nova Iguaçu – O Canto das Três Raças na Terra dos Laranjais”. Até o dia 28 de fevereiro gratuitamente, todos podem conferir de terça a sábado, das 10h às 19h, um vasto acervo de peças históricas. O Complexo Cultural Mario Marques, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro do município.
Nesta quarta, até às 17h tem Feira Especial de Artesanato na Praça Rui Barbosa, com produtos de qualidade e beleza inspirados na nossa cidade. A Feira fica no Centro de Nova Iguaçu.
“Parabéns para essa cidade, que tem abraçado as pessoas, dando oportunidades. Só tenho a agradecer. Nova Iguaçu me acolheu há mais de 40 anos. É onde eu trabalho como artesã, destaca Eunice Calixto, uma das coordenadoras da Feira de Artesanato da Praça Rui Barbosa. A colega de Eunice na coordenação da feira, Ana Morais, reforça. “Nasci no Hospital Iguassu, bem próximo ao aniversário da cidade, em 11 de janeiro e Nova Iguaçu, em 15 de janeiro. Estudei no Monteiro Lobato e a maior diversão era no Parque da Praça Santos Dumont. Sou abraçada por essa cidade. Hoje só posso agradecer por fazer com que sonhos se tornem realidade”.
Na quarta-feira (15), foi realizada a tradicional missa solene em homenagem à cidade, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. A partir das 14h, acontece a inauguração do Pórtico do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha e o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu, MAE/NI. O prefeito Dudu Reina e equipes da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) vão visitar as obras do Parque Histórico e as escavações arqueológicas da Casa da Câmara e Cadeia da antiga Vila de Iguassú, que ficam na Rua das Flores, no Barão do Guandu.
“Valorizar o patrimônio histórico e cultural de Nova Iguaçu é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Esse trabalho de preservação e revitalização da Prefeitura, com o prefeito Rogerio Lisboa e agora com o Prefeito Dudu Reina, por meio da Secretaria de Municipal de Cultura, do Secretário Marcus Monteiro e equipe, tem o apoio da Fenig”, destaca o Presidente da Fundação, Miguel Ribeiro.
Nesta quarta, às 19h, acontece a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano. O evento será no Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro, localizado na rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Personalidades serão condecoradas em reconhecimento à sua expressiva trajetória e valioso legado para a cultura local.
Para fechar a programação especial de aniversário da cidade, no sábado, 25 de janeiro, os iguaçuanos vão poder curtir um show de Pop Rock dos Anos 80 com Silvinho Blau-Blau e convidados como Avelar Love (João Penca e seus Miquinhos Amestrados), Cícero Pestana (ex-Dr Silvana & Cia) e a cantora Rosana. A abertura fica por conta da banda RC Band, a partir das 16h. A partir das 18h, será realizada uma corrida e caminhada, com ponto de partida na Via Light, altura da Vila Olímpica, e deve atrair cerca de 3 mil participantes.
Com informações da Prefeitura de Nova Iguaçu