O Festival de Artes 2024 terá uma programação especial no feriado do dia do trabalhador. O evento será realizado na Praça Vitória, no Bairro da Luz, a partir das 14h. Todas as atrações são gratuitas.
Confira detalhes da programação abaixo:
Mostra de Artes Visuais
14h às 19h: Exposição Sal – Carol Nascimento
Exposição de gravuras e desenhos da artesã e artista visual Carol Nascimento. A artista descreve suas experiências com o Itã de Iemanjá, mãe de todos os orís.
Festival de Teatro
14h: Circo Brasil
Um espetáculo circense com suas performances de números circenses variados: malabarismo, contorcionismo, acrobatismo, palhaçaria, adágio, entre outros.
15h: Di Cria
Os espectadores podem esperar uma exibição lúdica repleta de acrobacias impressionantes, malabarismos habilidosos e momentos de comédia que farão todos rirem.
Encontro de Cultura Tradicional
16h: As Panambis de Cultura Popular
O projeto nasceu em 2014 quando a atriz, cantora, produtora e pesquisadora da cultura popular, Cíntia Travassos, se uniu a outras artistas com o intuito de realizar pesquisas e fomentar a Cultura Popular Brasileira.
17h: Roda Abadá Capoeira
“A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos
de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto e os movimentos corporais compõem a performance em capoeira.”
Música na Praça
18h: Sambaixada
É uma roda de samba tradicional e ao mesmo tempo contemporânea que representa a rica tradição do samba do Rio de Janeiro – em especial a Baixada Fluminense (uma região com forte ligação com música e cultura afro-brasileira). Essa roda de samba tem uma história profundamente enraizada na comunidade local e tem como objetivo celebrar, preservar e difundir o legado do samba na região.