Exposição destaca as belezas urbanas de Nova Iguaçu

Via Férrea de Nova Iguaçu na exposição do fotógrafo Luiz Felipe Regaço

Um jovem estudante de engenharia, morador de Nova Iguaçu, que se dedica à fotografia, resolveu lançar um olhar especial sobre a cidade onde vive através das lentes da sua câmera. Dessa visão carinhosa nasceu a exposição “Nova Iguaçu: um olhar sobre as belezas urbanas”, de Luiz Felipe Regaço, que estará em cartaz a partir desta quinta-feira (5), das 9h às 16h30, na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, segundo andar, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada é gratuita e a exposição fica até o dia 31 de outubro. A ação é da Prefeitura de Nova Iguaçu através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Sempre tive um carinho muito especial pela fotografia, lembro que quando era criança passava horas olhando para os belos papéis de parede do meu computador. Hoje eu entendo que aquele sentimento de paz que eu sentia era a verdadeira essência da arte, e, é isso que eu busco ao fazer um novo clique. Fico muito feliz quando as pessoas dizem que sentem o mesmo pelas minhas fotos, isso é sinal de que consigo perceber a grandeza de Deus nos pequenos detalhes, eternizados em imagens”, destaca Luiz Felipe.

Via Light, foto Luiz Felipe Regaço

O fotógrafo lembra que desde pequeno sempre teve uma sensibilidade muito grande nessa área, mesmo sem ter nenhum parente ou pessoa próxima que pudesse influenciar nessa questão. A preferência por cenas urbanas foi se revelando. “Procuro sempre tentar enxergar as belezas em meio à correria do dia a dia”, conta o fotógrafo admirador de mestres como Sebastião Salgado e Peter Lik.

A exposição “Nova Iguaçu: um olhar sobre as belezas urbanas” retrata o município por uma ótica diferenciada. “Dei ênfase em imagens que retratam a beleza urbana em contraste com as pessoas e natureza”, revela o artista que destaca paisagens da Via Light e da via férrea, entre outras.

Fotógrafo Luiz Felipe Regaço

Para quem quer começar a fotografar, Luiz Felipe Regaço dá uma dica: “não espere que as coisas sejam perfeitas para começar; comece, de alguma forma”. Ele completa. “É óbvio que ter uma câmera de última geração é maravilhoso. Só que enquanto a pessoa não tem uma, a decisão mais acertada é um telefone celular. Melhor do que não usar nada. O primeiro passo é sempre mais difícil, mas depois dele tudo fica mais leve em direção ao progresso”, afirma Luiz Felipe.

O jovem destaca as suas conquistas na área da fotografia. No Instagram, as fotos dele já apareceram no feed da Motorola Brasil, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Nova Iguaçu e Prefeitura de Mesquita. Já no antigo Google+, suas fotos já apareceram diversas vezes no perfil do Google Brasil.

Em 2024, Luiz Felipe teve sua primeira exposição, com mais oito fotógrafos selecionados, na mostra itinerante Varal BXD Fotográfico, que roda a Baixada Fluminense. Agora, na Galeria de Artes Fenig, ele terá mais uma oportunidade de expor suas imagens de Nova Iguaçu.

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. Todas as exposições têm entrada gratuita.

Fotógrafo Luiz Felipe Regaço