Em cada ponto de linha, joias do crochê

A artesã Luiza Daiana da Tramando a 2. Artesã de Nova Iguaçu

Vem de Prados Verdes, uma artesã de Nova Iguaçu, que encanta pelas peças lindas que unem as técnicas do crochê e da criação de brincos, colares e mil e uma ideias do artesanato que não têm limites de criatividade para Luiza Daiana Ferreira Dias Corrêa. Ela criou a marca “Tramando a 2” que virou seu meio de trabalho principal. Para isso, Luiza investiu na sua formação profissional no artesanato em várias vias. Ela fez curso técnico em artesanato no IFRJ, campus Belford Roxo, além de cursos na área do empreendedorismo na Fenig, no Sebrae, na Fundação Getúlio Vargas, entre outros.

“Minha relação com o artesanato começou na adolescência. A crocheteira Carla Adriana, irmã da minha melhor amiga, foi quem me ensinou a técnica do crochê. Mas comecei a produzir comercialmente em meados de 2010 para levantar fundos para meu casamento e assim surgiu a Tramando a 2”, conta Luiza, sobre o início da jornada criativa.

Hoje, além das peças em acessórios e joias em crochê, que produz comercialmente, Luiza buscou outros conhecimentos em bordado, pintura, cerâmica e couro para conhecer novas técnicas. A artesã, cadastrada no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, é um dos talentos que orgulham a cidade com suas lindas peças.

Peças em joias de crochê da Luiza Tramando a 2

Luiza tem meios diversificados de comercialização de suas peças. A “Tramando a 2” está nas principais redes sociais e pode ser encontrada nas Feiras de Artesanato da Praça Rui Barbosa, Feira Iguassú, além de lojas colaborativas e grandes eventos do Estado do Rio e Feiras Nacionais.  Luiza vende com sucesso para vários Estados, entre eles Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, mas suas peças já foram para além mar chegando a Portugal e Itália. “Já vendi 195 peças para o exterior”, conta Luiza com entusiasmo. “Foi incrível! É muito gratificante ver pessoas de culturas diferentes fazendo uma curadoria e comprando nossos produtos além de todo o reconhecimento nacional que estamos recebendo”, completa.

“A cidade de Nova Iguaçu, através da Fenig, foi onde comecei a me profissionalizar. Recebi capacitação, comecei a expor meus produtos em pólos especializados e a aprender através do networking com artesãos que tem expertise em várias áreas do artesanato”, destaca.

Luiza Daiana afirma que o artesanato surgiu como um hobby. “Quando decidi me casar se tornou uma renda complementar que nos ajudou tanto na festa como na construção da nossa casa e com o sucesso do negócio desenvolvemos uma marca que tem se tornado cada vez mais relevante no mercado. O artesanato me trouxe uma nova perspectiva de futuro. Um lugar onde posso expressar meus sentimentos através da produção de peças e dividir meu conhecimento através do ensino, possibilitando assim que outras pessoas também se expressem através dessa arte”, descreve a artesã.

“As pessoas me perguntam sempre por que “Tramando a 2”.  Meu parceiro nessa jornada é meu esposo Israel Dias. Ele é músico, compositor e com esse olhar, contribui no desenvolvimento das coleções com suas histórias e desenhos, no design de peças e na apresentação dos produtos. Isso é muito bom, mas quem acha que a gente concorda em tudo está redondamente enganado… há um olhar crítico tanto na aprovação dos desenhos como das peças prontas…, mas são essas divergências que nos tiram do lugar comum e sempre nos impulsionam a inovar”, afirma Luiza que destaca também a importância de ser artesã da Fenig e possuir parceria com a Faerj através da Amaerj, e o projeto Mãos Criativas do Sebrae que através de consultorias com os melhores do mercado busca cada vez mais o desenvolvimento da excelência, sofisticação e projeção da marca.

Luiza Daiana da Tramando a 2 pode ser encontrada nas redes:

https://instagram.com/tramandoa2

https://tramandoa2.lojaintegrada.com.br

https://www.facebook.com/tramandoa2

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email