Abertura da Semana de Incentivo à Leitura e à Escrita tem debate e homenagem em Nova Iguaçu

7

Nova Iguaçu iniciou nesta segunda-feira, 15 de abril de 2019, a II Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita. A abertura do evento, que se estende até 18 de abril, foi realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus de Nova Iguaçu, no bairro Moquetá. Cerca de 100 pessoas assistiram a um debate que teve o tema “A importância da leitura literária na formação cidadã”. A ação que celebra o Dia Mundial do Livro (23 de abril) é organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

A atividade desta segunda-feira também marcou o lançamento da mascote do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, o marcador de página Carolita. A partir de agora ele será utilizado nos livros distribuídos gratuitamente pela Fenig por meio do projeto Livros Para Voar.

“Carolita é uma referência à Carolina Maria de Jesus, a maior escritora negra do país. É uma justa homenagem a essa grande figura da literatura brasileira. E o marcador traz a logomarca da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), nossa grande parceira neste projeto de incentivo à leitura e à escrita”, explica o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, celebrou a parceria, mas lamentou o baixo número de bibliotecas existentes na cidade que, segundo ele, está muito aquém para uma população estimada em mais de 800 mil pessoas (de acordo com o IBGE).

“A leitura é o melhor caminho para nos tornarmos cidadãos melhores e mais conscientes dos nossos direitos e deveres. Por isso, este evento e as ações promovidas pela Fenig são de suma importância para estimularmos este hábito”, explica Monteiro.

Para incentivar a leitura, a Fenig desenvolve o projeto ‘Livros Para Voar’ e a ação mensal ‘Aqui Tem Um Livro’. Em ambos, livros literários e didáticos são distribuídos gratuitamente pela cidade. Os projetos começaram a ser realizados há um ano e desde então já foram distribuídos mais de 2 mil livros, todos recebidos pela fundação por meio de doações.

Programação segue até quinta-feira

As ações da II Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita continuam nesta terça-feira (16/04) com a distribuição de kits literários na Escola Municipal Três Marias, no bairro Cabuçu, e oficinas de incentivo à leitura e à escrita em quatro bibliotecas comunitárias. À noite, será a vez de um debate com o tema ‘A literatura infantojuvenil no banco dos réus’, na Universidade Estácio de Sá.

No dia 17, às 9h, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vai promover uma contação de história na Escola Municipalizada de Jaceruba. À tarde, a Secretaria Municipal de Cultura abre as portas do Complexo Cultural de Nova Iguaçu para 70 crianças da rede municipal para que elas conheçam a Casa de Cultura, a Biblioteca Cial Brito e o Teatro Sylvio Monteiro.

O encerramento das atividades será no dia 18 de abril, com uma edição do ‘Aqui Tem Um Livro’ em diferentes bairros da cidade, das 9h às 17h, além de sarau e roda de conversa com o tema ‘Ocupação dos espaços públicos através da literatura’ a partir das 18h, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email