A artesã que trabalha com a emoção

Artesã de Nova Iguaçu Bia Calazans

Uma artesã que a cada ponto produz beleza e classe nas suas peças. Moradora do Ponto Chic, não é à toa. Bia Calazans vem desenvolvendo artesanato de qualidade em Nova Iguaçu e já imprimiu sua marca registrada. Ela nasceu em 1º de janeiro de 1960, em Copacabana, e no ritmo do Réveillon e da Bossa Nova, a menina já aprendia as habilidades com a mãe modelista, bordadeira e crocheteira. Chegou a estudar medicina, mas os movimentos da vida a levaram para o Artesanato. A maternidade a colocou diante da criação de peças em ponto cruz e crochê para o filho, mas logo essa atividade viraria profissão.

“Quando eu conheci a feira de artesanato da Praça Antônia Flores, fiquei encantada. Então, disse ao meu marido: eu quero trabalhar naquela feira”, contou Bia, que já fazia seus bordados e bonequinhas em tecido. Através de uma prima, ela descobriu o Programa do Artesanato Brasileiro e a Fenig. Esse foi o caminho para a profissionalização. Logo, Bia estava vendendo suas peças na feira do tradicional Beco da Pipoca, no Centro de Nova Iguaçu.

As peças bordadas em bastidor e folha de Bia Calazans

“Pra mim foi maravilhoso em todos os sentidos. Comecei a vender bem os meus bonecos temáticos de feltro, lembrancinhas de aniversário, batismo e nascimento. Eu tenho clientes até hoje que ganhei através da feira do Beco da Pipoca”, lembra a artesã.

Bia Calazans atuou em dois momentos na coordenação do Artesanato da Fenig, mas sempre manteve suas atividades como artesã. Ela participa de festas e eventos como a Feira Iguassú e a Expo Rio Turismo e também comercializa suas peças através da sua rede social e dos contatos que fez ao longo dos anos de atividade.

Como artesã que está sempre buscando novidades técnicas e qualidade, Bia descobriu no bastidor bordado uma nova inspiração. Ela cria também chaveiros bordados e mini bastidores e faz muito sucesso na época do Natal com suas Sagradas Famílias em amigurumi. Além disso, Bia continua com as bonecas e os bonecos em feltro por encomenda.

A artesã descobriu outra vocação atuando na Fenig. Ministrar oficinas é uma tarefa que desenvolve com grande satisfação. Compartilhar conhecimento do artesanato em instituições como a Maternidade Mariana Bulhões, a Casa da Mulher e o Previni representou o engrandecimento dessas artes feitas com as mãos e o coração. Entre as técnicas que ensinou está a pintura em tecido. Bia em breve vai voltar a ministrar oficinas na Casa da Mulher, dessa vez utilizando materiais reciclados. Os temas natalinos também estão em pauta.

Bia Calazans foi coordenadora do artesanato da Fenig

A paixão mais recente de Bia Calazans é o bordado livre em bastidor. Ela mergulhou em técnicas como o bordado com aquarela, o stumpwork, em que você insere a imagem no bastidor, o blackwork, com linha preta, e muitas outras técnicas que cabem na moldura. Sempre buscando uma pegada mais autoral, a artesã partiu para criar imagens poéticas como Ipês que já se tornaram sua marca. Uma dessas criações proporcionou uma experiência emocionante para Bia com uma cliente.

“Meus ipês fazem muito sucesso. Mas eu resolvi fazer um diferenciado com a imagem de uma menina sentada lendo um livro encostada no troco debaixo do Ipê amarelo. Levei para a Feira Iguassú. Uma senhora parou e ficou hipnotizada com a peça e disse que era a coisa mais linda que ela tinha visto. Até o jeito do cabelo da cliente era parecido com o da imagem da menina. Foi como se ela tivesse revivido a infância. Parece que eu me inspirei nela”, lembra.

Outra experiência emocionante de Bia com uma cliente aconteceu com outra técnica que ela desenvolve: o bordado em folha natural. Uma cliente comprou a peça que tinha a inscrição “coragem”. Ao chegar em casa, a cliente recebeu a notícia de que a mãe estava doente e olhou para a folha com a palavra poderosa. Um tempo depois, a cliente encontrou a Bia na feira e contou:

“Eu hoje vim comprar outra folha sua. Aquela ali que está escrito “gratidão”. A mãe dela estava recuperada.

“Eu me emociono. Eu não tenho essa visão de lucro apenas. Eu gosto de sentir a emoção que eu causo através do meu trabalho. Levando beleza e satisfação para os meus clientes”, finaliza a artesã Bia Calazans.

Bia no Instagram: @feitoamaobybia

Oficina de artesanato Fenig