Nova Iguaçu comemorou com grande evento o Dia Nacional da Capoeira

Capoeira

A Capoeira é um movimento que tem mobilizado centenas de jovens e suas famílias em Nova Iguaçu. Um esporte e uma dança, e acima de tudo uma manifestação cultural de matriz africana que tem encantado a população pelos ganhos sociais, esportivos, culturais e humanos que representa. Por conta disso, a cidade celebrou de modo muito especial o Dia Nacional da Capoeira com um grande evento gratuito no dia 3 de agosto, na quadra da escola de samba Leão de Nova Iguaçu, na rua Mario José da Fraga, número 41, no bairro Santa Eugência. A iniciativa é da ART CULT – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2005, que está responsável pela execução do Projeto “Capoeira Iguaçuana” decorrente do Termo de Colaboração firmado com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) que tem por objetivo desenvolver ações voltadas à valorização das atividades regulares realizadas por grupos e escolas de capoeira mantidas por 39 mestres, contramestres e professores dessa arte no município de Nova Iguaçu.

No evento, foi realizado um “aulão” gratuito com a apresentação da arte pelos 37 grupos participantes do projeto “Capoeira Iguaçuana”. Cada grupo se apresentou com um conjunto de alunos, adultos e crianças, acompanhadas por seus responsáveis.

“Valorizar a capoeira de Nova Iguaçu é não apenas fortalecer nossas raízes culturais, mas também resgatar a identidade e a história de um povo. É empoderar nossa comunidade, dando voz e espaço aos nossos talentos, promovendo a inclusão e construindo um futuro mais justo, vibrante e repleto de oportunidades para todos, difundindo a arte desta região para o restante do Estado, do país e do mundo. Essa é a missão do Projeto Capoeira Iguaçuana!”, afirma Evandro Tavares, Diretor-Presidente da Art Cult.

O entusiasmo com a força desse movimento também é destacado pelo Mestre Keto, membro do Conselho de Mestres de Capoeira de Nova Iguaçu. “A importância do Projeto é possibilitar a integração de vários grupos de Capoeira da cidade, valorizando diversos mestres, contramestres e professores que há anos realizam ações de valorização cultural nas mais variadas regiões, impactando direta e indiretamente, mais de 6 mil pessoas”, finaliza Mestre Keto.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email