Sonia Pontes, conhecida como Sonia Love, é só amor na costura criativa que tanto movimenta a Feira de Artesanato da Praça Antônia Flores, no Centro de Nova Iguaçu, todas as terças e quintas. Ela coordena a feira junto com a artesã Ana Ribeiro.
Moradora de Comendador Soares, Sonia, trabalha com artesanato desde muito jovem. Em 2016, começou a fazer feira. Em 2017, como artesã cadastrada na Fenig, iniciou a sua atuação na Praça Antônia Flores, localizada na rodoviária em frente à estação de Nova Iguaçu, ao lado da rua Getúlio Vargas.
“Sempre trabalhei com costura criativa. Comecei com bonecas e peças de roupas e agora me dedico à criação de utilidades em geral, nécessaires, tapetes e panos de prato”, destaca Sonia Pontes que também dedica parte da sua produção para fazer bem ao meio-ambiente. Ela reaproveita retalhos para fazer suas lindas peças brilharem ainda mais, fazendo bem ao planeta. “O reaproveitamento valoriza muito no produto. Os tapetes de retalhos atraem porque não jogamos nada fora, os retalhos não poluem, viram artesanato e preservamos o meio-ambiente”, completa Sonia.
A artesã sempre foi dona de casa, mas já fazia suas peças e vendia para os conhecidos por encomenda. Mas sair todas as terças e quintas para fazer a feira foi transformador na sua vida. Ela destaca o sentido colaborativo do grupo, que se entende, mesmo nas divergências, e no final dá tudo certo.
“Isso aqui é uma família. É maravilhoso. Nós temos nosso café, o nosso almoço. Comemoramos aniversários. O ponto é bom de trabalhar”, finaliza Sonia Pontes, que é só Love com o artesanato iguaçuano.