O sucesso do artesão que cria belezas em madeira

O artesão iguaçuano Roberto Carlos Lima

O acaso pode despertar grandes talentos. O exemplo é Roberto Carlos Lima, artesão do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, ação da Fenig. Morador da Palhada, Roberto tinha feito uma obra na casa e sobraram algumas madeiras. Era época da pandemia, momento fundamental para criar uma fonte de renda. Desse aproveitamento, nasceram peças que foram aprimoradas, e hoje, o artesão as comercializa através das redes sociais e na Feira da Praça da Liberdade, no Centro de Nova Iguaçu.

“Eu comecei fazendo bancos no estilo mineiro e cresceu o interesse assistindo vídeos na internet e fui conhecendo novas técnicas em madeira. Comprei mais ferramentas e surgiu a ideia de fazer as peças e botar para vender”, conta Roberto.

A arte Roberto Carlos Lima
A arte Roberto Carlos Lima: chaveiros robozinhos

As vendas começaram nas ruas de Nova Iguaçu. Roberto fazia sucesso com um abridor de garrafas. Ele passou pela Feira da Economia Solidária da Praça Rui Barbosa e criou novos produtos que reuniam utilidade e decoração. Roberto então se inscreveu no Programa Municipal de Artesanato e recebeu a carteirinha de artesão da Fenig.

“Hoje eu sou um dos coordenadores da Feira de Artesanato da Praça da Liberdade, no Centro de Nova Iguaçu, junto com a artesã Tânia Regina. A feira funciona às terças e quintas-feiras com grandes profissionais. Além disso, participo da Feira Iguassú e da Feira Multicultural Tinguá na Praça, e de eventos especiais em outros municípios”, destaca Roberto.

Os produtos do artesão que mais fazem sucesso são os cruxifixos, os porta-celulares, suportes de madeira para garrafas, e ele ainda recebe muitas encomendas como araras para roupas. Mas, agora, ele tem explorado variações de estilos.

“Estou começando a me especializar em entalhe geométrico. Com novos formões, estou me concentrando na criação de peças com essa estética diferenciada”, afirma Roberto que está sempre buscando aprender mais e fazer seu artesanato criativo brilhar.

A Feira de Artesanato da Praça da Liberdade funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, no Centro de Nova Iguaçu. A arte de Roberto Carlos Lima pode ser encontrada também no Instagram @rc.woodandbeer

Os cruxifixos do Roberto Carlos
Marcenaria - entalhe geométrico