Encerramento do Festival de Artes celebra a Semana Nacional da Cultura

Circo CETA

A terceira edição do Festival de Artes de Nova Iguaçu termina na Semana Nacional da Cultura, com um grande evento na escola municipal Monteiro Lobato, no Centro de Nova Iguaçu, que será palco de diversas atrações artísticas, nesta quinta-feira (6), a partir das 8 horas da manhã. Em 2025, o Festival de Artes foi voltado para as escolas do município e instituições como o Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima (Caiesp) e o Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti). O objetivo é a formação de novas plateias. Com 55 apresentações gratuitas, o Festival de Artes é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As atrações começam às 8h com o espetáculo de teatro infantil “Capitão Planeta vs Capitão Sujão”. A peça, que tem caráter educativo, acontece na cidade fictícia de Nova Iguaçu City. O Capitão Planeta, um herói defensor do meio ambiente, enfrenta o Capitão Sujão, que representa a poluição e o descaso com a natureza. A trama mistura humor, ação e momentos de reflexão, mostrando como nossas atitudes afetam o planeta.

LM Company

Às 11h, o Encontro de Cultura Popular apresenta a Roda de Capoeira com Mestre Keto, do Centro Cultural Iguaçu Arte Capoeira. A proposta é a vivência-espetáculo “Corpo, Som e Memória”, uma experiência artística que conecta a capoeira à sua dimensão rítmica, corporal e simbólica, com forte ênfase na relação entre música, movimento e pertencimento. Em seguida, às 14h, o Pequeno Grande Circo Brasil, do Centro Experimental de Teatro e Artes, apresenta o espetáculo “Optchá! “, com números de malabarismo, contorcionismo, palhaçaria, adágio e duo acrobático. O espetáculo cria uma narrativa visual e sonora, mesclando música ao vivo, movimentos coreografados e encenações lúdicas.

Roda de Capoeira Mestre Keto

Às 15h, é a vez do Sarau Literário com a performance Slam Poetry, de Chal Enigma, mostrando o talento do improviso poético e suas infinitas possibilidades criativas. As apresentações continuam às 16h, com a LM Company, companhia de dança e o espetáculo “Amado Timóteo”, uma obra cênica que une movimento, palavra e música ao vivo.

A exposição “Cartada Humana”, de Ailton José, encerra o dia de atrações, com a performance do artista e a participação do público, numa abordagem de temas retratados como um jogo de cartas.

O III Festival de Artes de Nova Iguaçu conta com performances de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música, cultura tradicional e dança que reforçam os múltiplos talentos artísticos da cidade. A programação completa você confere AQUI.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email